A minha foto
Às vezes a imaginação falha, o sorriso esconde-se, as ideias ficam com ressaca e a vontade esgota-se. Depois, é preciso deixar que o pensamento esboce a dureza das palavras expostas. É ser sem parecer, e escrever mesmo sem crer.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

285. BE YOU

A ironia é a expressão mais perfeita do pensamento. Pensas, falas e só depois é que brota no outro o verdadeiro significado das palavras expressadas.
É por ela que começa a liberdade, aquela em que se expõe tudo o que queremos através de citações um tanto mais agressivas do que parece.
Ela é sobretudo uma brincadeira vinda do espírito, do interior ou até do ego. O humor será apenas uma brincadeira vinda do coração, cheia de sensibilidade, carinho, ternura e conforto.
A vida é frágil, simples, e ironicamente os acontecimentos ampliam-se naturalmente na perspectiva de fazer crescer uma inteligência estreita e que apenas controlemos o inevitável. Aí está, a ironia surge sorridente e leve, sem saber se correr o risco de curar ou de ferir mais ainda os acontecimentos.
Ups.
Fere-nos muito até. Fere demais e volta a ferir.
Há três anos que te levo a dizer sempre o mesmo, ironicamente - confesso.
- O homem superior difere do homem inferior, e dos animais irmãos deste, pelas simples qualidade e simplicidade da ironia. Esta é o primeiro indício de que a consciência tornou-se consciente e que finalmente tomou ponto assente na história. 
Sabes à quanto tempo te repugno?
- Conhecer-se é errar, mas errar também é assumir e deixar de culpar os outros por aquilo que nos acontece, é deixar de tentar exercer e parecer o "bom da fita" e deixar transparecer o que realmente somos. Ao contrário de ti, não precisei de humilhar ninguém para me afirmar.
Calcula tu que, independentemente de tudo eu continuo a olhar para ti e ironicamente rir na tua cara.
Nem conheço coisa maior, que esta de falar contigo assim como falo com os meus botões, de poder pensar, achar e dizer tudo o que me apetece e ainda rir mais um bocadinho na tua cara.
Já viste como inconscientemente tenho sido paciente contigo e tenho deixado que me "pises" - isto é de anjo. 
Mas que verdade falsa tens vivido, que vida iludida que tens criado e copiado dos outros! E, na verdade, é isso que na vida me cansa, e quando cansa, quando cansa acredita que começa a irritar-te ainda mais como vejo ultimamente, o que na verdade me dá gozo. 
Sabes o que te falta? - Ser única.
Sabes o que nos torna únicos? - BE YOU!


Telma Palma 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Memórias do Meu Pensamento