A minha foto
Às vezes a imaginação falha, o sorriso esconde-se, as ideias ficam com ressaca e a vontade esgota-se. Depois, é preciso deixar que o pensamento esboce a dureza das palavras expostas. É ser sem parecer, e escrever mesmo sem crer.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

287. Histórias, tantas histórias

Há histórias que podem ser contadas em qualquer tempo, altura ou época. Histórias que são feitas de outras histórias e que ao fim ao cabo acabam por complementar outras.
Não precisamos de descreve-las na totalidade, de expressar o seu significado real ou até tentar impor a sua importância, desde que se dê a conhece-la na integra. 
Há quem escreva, quem se limite a ler ou até a fotografar. Eu, na minha vida, gosto de as avaliar, de as citar e de as relembrar quando assim merecem. 
Gosto das que nos realmente nos tocam, das que nos fazem sentir saudades e das que nos fazem parecer estar dentro de um paraíso.
Nos anos que correm, ninguém se lembra disso, da memória e dos momentos que nos passam pela pele, que nos fazem arrepiar e que por algum motivo fazem com que o estômago se encolha. Ninguém pára pensar no mal que faz ao outro nem se lembra de pedir desculpa.
Hoje em dia, o egocentrismo totaliza-nos de tal forma que esquecemo-nos de contar todas aquelas histórias, aventuras e descobertas que ao longo da vida fizemos, que criamos e que construímos. 
Traçamos metas, pontos de encontro e realizações pessoais, mas esquecemo-nos do passado e o quanto ele também contribuí-o para o nosso crescimento. Esquecemo-nos da coragem que registamos no peito resultando num intenso e emocionante significado. 
Levamos o tempo todo a ensaiar, mas não nos lembramos de recordar. Chegamos a ser medíocres e ingratos connosco mesmos, e somente quando nos vemos "sozinhos" reclamamos do que fomos, suplicando que tudo mude.
Já viram como damos valor a coisas simples, como nos chateados com pouco e como perdemos rápido a paciência com por exemplo com o trânsito, o cabelo que acordou todo torto, com o gel que caiu da unha ou até com a fila no supermercado? Devíamos dar especial atenção aos sentimentos, ao amor, ao Mundo, às pessoas. Não aos bens nem aos sarcasmos que a vida nos trás.
Se é que me faço entender. 
Histórias, tantas histórias. 


Telma Palma

2 comentários:

Memórias do Meu Pensamento